segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Gênesis 4:13-14

"Então, disse Caim ao Senhor: É tamanho o meu castigo, que já não posso suportá-lo. Eis que hoje me lanças da face da terra, e da tua presença hei de esconder-me; serei fugitivo e errante pela terra; quem comigo se encontrar me matará." Gênesis 4:13-14
  1. Caim fala com Deus.
  2. Caim diz que o castigo é grande demais para ele.
  3. Caim diz que está sendo lançado da face da terra.
  4. Caim diz que vai se esconder de Deus (só que isso é impossível).
  5. Diz ainda que será fugitivo e errante pela terra.
  6. Diz que teme ser morto por quem o encontrar.
Aqui é onde temos que fazer algumas suposições para entender melhor o texto e contexto. Se neste ponto só existisse Adão, Eva e Caim (Abel tendo sido assassinado), quem iria querer matar Caim? Devemos então supor que existia algumas irmãs de Caim no cenário, já que não se falava muito das mulheres, e não diz que havia outro irmão de Caim, ainda. Talvez Caim estivesse pensando alguns anos para frente e que poderia vir a ter outros irmãos que se casariam e tivessem filhos....